segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Contamos com a adesão de todos os Homens de Paulo Afonso nesta Campanha e atitude de cidadania


Para assinar basta clicar: http://www.homenspelofimdaviolencia.com.br/

Sabe quem já assinou de Paulo Afonso/BA? MAURICIO LINS AROUCHA
Assine você também e Parabéns! O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Paulo Afonso, agradece por este ato de cidadania.
____________________

Transforme o Medo em Coragem. Denuncie: Ligue 180 e também Procure a DEAM de Paulo Afonso/BA (75) 3692 1437


domingo, 8 de novembro de 2009

Dra. Mirela, Delegada da DEAM e Parceria do Conselho da Mulher, é merecidamente Reconhecida pela população paulafonsina


Jornal Forquilha fez uma Enquete colocando o nome de 16 Mulheres atuantes em Paulo Afonso, dentre elas Dra. Mirela e fez a seguinte pergunta: Numa eventual candidatura a Deputada Estadual, em quais dos nomes abaixo relacionados você votaria? E Dra. Mirela, Delegada da DEAM foi a 3ª. mais indicada.

Procuramos Dra. Mirela para saber como recebeu esta notícia e ela seguramente falou: “não sou candidata a candidata e não tenho estas pretensões, mas agradeço a todas as pessoas que estão confiantes no trabalho que estamos desenvolvendo na DEAM em defesa das mulheres (de todas as idades) e de suas famílias, em parceria com todos os segmentos da Justiça, dos Organismos Públicos e das Organizações da Sociedade Civil”.

Fez uma pausa, sorriu e continuou: “Considero um reconhecimento e estou muito feliz. É uma sensação de dever cumprido, mesmo tendo que muitas vezes redobrar forças e superar dificuldades de diversas ordens. Não é fácil, mas é um desafio que me conduz a plena cidadania. Por isto, mesmo com as dificuldade estamos conseguindo, pois conto com bons parceiros e uma equipe dedicada. Estou feliz da vida!”

Para o Conselho da Mulher, este reconhecimento é mais do que justo, pois acompanhamos diariamente o trabalho da DEAM e sabemos dos esforços que a Dra. Mirela desempenha para atender tantas demandas. Ademais, ela tem um trabalho socioeducativo e preventivo, jamais feito por nenhuma “autoridade” deste município. E é neste trabalho que o Conselho acredita. Todos os meses Dra. Mirela estar em algum lugar desta cidade fazendo uma palestra, uma orientação, um apoio domiciliar, além de sempre manter contato com as Redes de Serviços e Apoio, além dos Conselhos como o da Mulher, com quem conta plenamente.

Por isto, parabéns ao Jornal Forquilha e a população paulafonsina que ao reconhecer este trabalho, incentiva e motiva a caminhada desta Mulher, Trabalhadora, Incansável, Solidária (firme sem perder a ternura) e Delegada da Mulher!

____________________________________

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Inaugurada a Sede do Núcleo de Referência à Mulher Policial Militar do 20º. Batalhão (Núcleo Maria Felipa)

Inaugurada hoje, dia 06 de novembro de 2009, a Sede do Núcleo de Referência à Mulher Policial Militar do 20º Batalhão, “Núcleo Maria Felipa”, nome que homenageia uma mulher negra que liderou em 1822 a luta contra o domínio português, reunindo dezenas de homens e mulheres, negros e índios, na queima de 42 embarcações de guerra que estavam aportadas na Praia do Convento, prontas para atacar Salvador e surras de galhos de cansanção nos vigias portugueses.

Para ressaltar a importância deste Núcleo no 20º. Batalhão de Policia Militar de Paulo Afonso/BA, comandado pelo Cel. Antonio Santana Rosário, faz-se necessário relembrar que a inclusão das Mulheres na Polícia Militar é historicamente recente.

No Brasil o ingresso efetivo de mulheres em instituições armadas do Estado ocorreu em 1954, com a inclusão das primeiras mulheres na Guarda Civil de São Paulo. Na década de 1970 essa organização foi extinta e seu efetivo foi incorporado a Polícia Militar de São Paulo[1]. A segunda instituição policial militar a admitir mulheres no País foi a Polícia Militar do Paraná em 1977. Em 1980 as mulheres foram admitidas na Marinha Brasileira, a primeira das Forças Armadas a admitir mulheres no seu quadro permanente. Entre o final da década de 1970 e o final da década de 1990 ocorreu o ingresso de mulheres em todas as instituições militares brasileiras[2].

No 20º. Batalhão são 92 Mulheres, representando aproximadamente 19% de toda Corporação. Por isto o Núcleo Maria Felipa é fundamental, pois tem dentre as suas atribuições: realizar estudos relativos à saúde ocupacional da policial, na prática do serviço militar; fornecer suporte em assuntos correlatos ao gênero, no âmbito do 20º Batalhão; fornecer suporte psicossocial; possibilitar às policiais acesso a cursos que melhorem o desempenho da sua atividade laboral; realizar pesquisas institucionais para a melhoria dos equipamentos, instalações e serviços atribuídos à mulher policial; fornecer suporte aos policiais militares masculinos em assuntos profissionais correlatos ao segmento feminino; combater todas as formas de discriminação; realizar palestras e seminários, com temas referentes a questão do gênero; atuar em apoio ao projeto Polícia Cidadã; trabalhar questões sobre todos os tipos de violência, em especial, a violência sexual e doméstica, no intuito em que as mulheres que sofrerem este tipo de agressão, tenham todo uma atenção especializada, com acesso a advogados, psicólogos, assistentes sociais, dentre outros profissionais, para que seja oferecido a elas todo um suporte, buscando resgatar sua auto-estima e dignidade.

Para o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Paulo Afonso, na inauguração representado pela Presidente Edvalda Aroucha, esta iniciativa é imprescindível para a valorização da Mulher e garantia dos seus direitos na Corporação. Por isto se coloca inteiramente a disposição de todas as Mulheres Policiais Militares, em especial da Aspirante PM Joelma de Miranda Vasques, merecidamente Coordenadora deste Núcleo. Parabéns e redobrem as forças, utilizem as “armas” da essencialidade feminina para serem cada vez mais profissionais humanizadas e competentes, alcançando as mais altas “patentes” desta Instituição. A luta por oportunidades iguais é muitas vezes cansativa, mas deve incessante, motivadora e tem sim, seus encantos e conquistas, assim como também pode e deve ser com firmeza e amabilidade. Parabéns, parabéns!

[1] SOARES, Barbara M; MUSUMECI, Leonarda. Mulheres Polícias: presença feminina na Polícia Militar do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005, p. 15.
[2] Fonte: Andréa Mazurok Schactae, trabalho de Doutorado em História UFPR/CAPES
____________________________

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O CONSELHO DA MULHER ADERE 100% A ESTA CAMPANHA. APITE e PALPITE DE CORAÇÃO E DE IDÉIAS!!!


Uma grande passeata está prevista para ser realizada no dia 13 de novembro, com saída da Igreja Nossa Senhora de Fátima, a partir das 15h30minh, para qual estão convidados todos os cidadãos e cidadãs de Paulo Afonso, sejam crianças, adolescentes, jovens adultos, idosos. O evento terá sua culminância às 17h30min, quando todos juntos, os que estão na passeata ou os que estiverem em casa, nas rádios, nas empresa, nas ruas, enfim, todos e todas apitaremos por 2 minutos num ato simbólico de repúdio a qualquer violação dos direitos da criança e adolescente em todas as formas da lei. Encerrando este momento a Administração Regional da CHESF - Paulo Afonso oferecerá ao público presente o espetáculo DANÇANDO NAS ALTURAS da Companhia de Danças Populares de Tuparetama - PE.


Criamos este projeto com o objetivo de unir toda a cidade de Paulo Afonso para a formação de uma grande rede comunitária de defesa a criança. Precisamos compreender que este problema diz respeito a nós, a nossos filhos e a crianças que nem conhecemos, mas que precisam da ajuda do adulto para compreender quais são seus direitos e devers, ou seja, exercer cidadania. Tenhamos todos esta idéia de pertencimento. Abracemos esta causa”, enfatizou, Gicelma Cavalcante, professora da UNEB, coordenadora da Comissão de Enfrentamento e membro do Conselho da Mulher.
_________________________

domingo, 1 de novembro de 2009

Notificação Compulsória da Violência Contra a Mulher em Serviços de Urgência e Emergência, também é Lei Municipal

Projeto de Lei de autoria do Vereador Celso Brito é aprovado em segundo turno


Depois de passar pela segunda votação o Projeto de Lei de autoria do vereador Celso Brito, que dispõe sobre o “Procedimento de Notificação Compulsória da Violência Contra a Mulher atendida em serviços de urgência e emergência públicos e privados, bem como na Rede Básica de Atendimento, no âmbito do Município de Paulo Afonso”, foi aprovado mais uma vez por unanimidade e será encaminhada para sanção do Prefeito Municipal.


Com esta Lei em vigor o Município deverá capacitar e preparar as equipes para notificar os casos de violência à mulher aos órgãos de defesa da mulher no município. Com estes dados em mãos, a própria Prefeitura, DEAM, Conselho da Mulher e outros órgãos poderão desenvolver programas a partir de dados oficiais, que por falta desta lei e preparo dos funcionários do sistema de saúde têm sido ignorados.


“Esta Lei quando entrar em vigor vai agilizar os serviços de atendimento a mulher no município, juntamente com outros programas governamentais promoverá mais garantias ao cumprimento dos direitos da mulher pauloafonsina. Obrigado a todos que contribuíram para esta Lei ser composta, como a delegada da DEAM, Dra. Mirella Matos e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Valda Aroucha. Parabéns aos vereadores de Paulo Afonso por participarem desta aprovação que representa um avanço na saúde e na defesa das mulheres”, disse satisfeito o vereador Celso Brito.

Fonte: Assessoria do Vereador Celso Brito


O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher parabeniza todos os Vereadores, especialmente o autor deste Projeto, Dr. Celso Brito e agradece em nome de todas as Mulheres que legitimamente representa na luta pelos seus direitos humanos.


Este Conselho continua a disposição do Vereador Celso Brito e dos demais parlamentares para conquistar e assegurar este bem coletivo: que é um mundo sem violência para as mulheres e para a humanidade. "Se queremos um mundo melhor, devemos dar os primeiros passos". Por isto estejam certos da contribuição a luta mundial por Cidades Seguras para as Mulheres.

_____________________________________