domingo, 14 de março de 2010

Semana da Mulher: Empreendedorismo Feminino e Produção Sustentável

Pela primeira vez no Brasil, o empreendedorismo feminino ultrapassou o empreendedorismo masculino. Em 2007, as brasileiras representaram 52% dos empreendedores adultos (18 a 64 anos), contra uma participação de apenas 29% em 2001. Com o desempenho de 2007, as brasileiras são as sétimas mais empreendedoras do mundo, segundo dados do GEM.

Outra atividade realizada na Semana da Mulher, numa parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES) e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), foi a palestra sobre Empreendedorismo Feminino e Produção Sustentável, proferida pela Presidente do Conselho e também Coordenadora da AGENDHA e do Programa de Economia Ecológica pela Bodega de Produtos Sustentáveis do Bioma Caatinga, Edvalda Aroucha.

As 52 mulheres que participaram vivem da produção artesanal, sendo de significativa parte, a única fonte de renda que vem sustentando suas famílias. "Já comprei até uma casa, só com a minha produção artesanal", disse orgulhosamente uma delas.

A palestrante motivou as artesãs a dialogarem sobre os desafios da mulher construir sua autonomia econômica aliada as atividaes domésticas, ainda como forte atribuição feminina.

Após apresentar a experiência de organização e comercialização de produtos da sociobiodiversidade, houve um rápido levantamento de propostas para a melhoria do trabalho das artesãs no município, destacando-se a necessidade de apoio estrutural e a busca de uma produção artesanal com mais identidade com a história e a natureza de Paulo Afonso/BA.

Mônica, responsável pelo Programa de Geração de Renda na Secretaria de Desenvolvimento Social, ressaltou os trabalhos que vem sendo apoiados e estimulados pela SEDES, bem como outros que estão em análise, como o de produção de utensílios de barro (artesanatos utilitários).

No sentido de assegurar que as mulheres artesãs possam cada vez mais melhorar os trabalhos que vem desenvolvendo, nos comprometemos em acompanhar e apoiar o que estiver ao alcanece do Conselho e de suas parcerias.

É claro que um tema como este, é instigante e frutífero, por isto haverá continuidade e o Conselho se coloca a disposição.

Tela: As Costureiras, de Tarsila do Amaral
__________________________________