domingo, 14 de março de 2010

Semana da Mulher: Empreendedorismo Feminino e Produção Sustentável

Pela primeira vez no Brasil, o empreendedorismo feminino ultrapassou o empreendedorismo masculino. Em 2007, as brasileiras representaram 52% dos empreendedores adultos (18 a 64 anos), contra uma participação de apenas 29% em 2001. Com o desempenho de 2007, as brasileiras são as sétimas mais empreendedoras do mundo, segundo dados do GEM.

Outra atividade realizada na Semana da Mulher, numa parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES) e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), foi a palestra sobre Empreendedorismo Feminino e Produção Sustentável, proferida pela Presidente do Conselho e também Coordenadora da AGENDHA e do Programa de Economia Ecológica pela Bodega de Produtos Sustentáveis do Bioma Caatinga, Edvalda Aroucha.

As 52 mulheres que participaram vivem da produção artesanal, sendo de significativa parte, a única fonte de renda que vem sustentando suas famílias. "Já comprei até uma casa, só com a minha produção artesanal", disse orgulhosamente uma delas.

A palestrante motivou as artesãs a dialogarem sobre os desafios da mulher construir sua autonomia econômica aliada as atividaes domésticas, ainda como forte atribuição feminina.

Após apresentar a experiência de organização e comercialização de produtos da sociobiodiversidade, houve um rápido levantamento de propostas para a melhoria do trabalho das artesãs no município, destacando-se a necessidade de apoio estrutural e a busca de uma produção artesanal com mais identidade com a história e a natureza de Paulo Afonso/BA.

Mônica, responsável pelo Programa de Geração de Renda na Secretaria de Desenvolvimento Social, ressaltou os trabalhos que vem sendo apoiados e estimulados pela SEDES, bem como outros que estão em análise, como o de produção de utensílios de barro (artesanatos utilitários).

No sentido de assegurar que as mulheres artesãs possam cada vez mais melhorar os trabalhos que vem desenvolvendo, nos comprometemos em acompanhar e apoiar o que estiver ao alcanece do Conselho e de suas parcerias.

É claro que um tema como este, é instigante e frutífero, por isto haverá continuidade e o Conselho se coloca a disposição.

Tela: As Costureiras, de Tarsila do Amaral
__________________________________

Semana da Mulher: Realizada Oficinas com Educadoras das Escolas do Município

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
Paulo Freire

Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES) e a Secretaria Municipal de Educação (SME), as equipes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), realizaram dia 12 de março, a Oficina "Com Paz e Segurança se aprende mais" com foco na Redução da Violência nas Escolas. Participaram desta Oficina 110 Profissionais da Educação, assistindo a Palestra sobre a Relação da Lei Maria da Penha com a Educação e a Escola, proferida pela Dra. Mirela Matos (Delegada da DEAM) e em seguida de um Diagnóstico Rapido, elaborado pelo Conselho da Mulher e aplicado pela ecopedagoga Valda Aroucha, também presidente deste Conselho.


O Resultado deste trabalho, registrado pela equipe Jacilândia Rodirgues Barros (Psicóloga), Zelaine Cristina (Assistente Social) e Mariana Duque (Secretária), será sistematizado e posteriormente devolvido as Escolas que participaram, com o objetivo de colocar em prática as propostas apresentadas.


A Secretária de Desenvolvimento Social, Sra. Ana Clara que participou da abertura dos trabalhos e em seu pronunciamento destacou a importância desta Oficina e os agradecimentos a todas as pessoas presentes, fará junto ao Conselho da Mulher, a apresentação e o encaminhamento deste Relatório.
__________________________________

segunda-feira, 1 de março de 2010

Programação Semana da Mulher Março 2010 Chesf - Regional Paulo Afonso/BA

Objetivo:
Promover, em consonância com as orientações do Comitê de Gênero da Chesf, espaço de discussão e aprendizado sobre temas como: As dimensões do poder nas relações de gênero; Práticas de RSE com foco nas políticas afirmativas para as mulheres e Saúde da Mulher.

Período:
08 a 12 de março de 2010

Público: empregados e empregadas Chesf, corpo gerencial, empregadas das empresas terceirizadas, esposas dos empregados e instituições convidadas.
Ato Comemorativo – Dia Internacional da Mulher

Dia 08 de março:
Horário: 14 horas
Local: Memorial Chesf
Abertura da Semana
Aeróbica de integração
Falas de Abertura – Sr. APA e Sr. GRP

  • Subtema 1: Iniciativa Social – Denunciar crimes contra mulheres, crianças e adolescentes
    Apresentação: Avanços do Projeto Gerando Energias para Construção de Conselhos da Mulher
  • Subtema 2: Iniciativa Solidária – Partilhar o poder na família e no trabalho

Palestra: Dimensões do poder e relações de gênero
Pontos abordados na palestra: o poder compartilhado na família e nas relações do trabalho, invisíveis desigualdades no cotidiano organizacional e o poder instituído;
Palestrante: Suely Oliveira – SOS CORPO (contratação DA)
Coquetel

  • Subtema 3: Iniciativa Educativa – Cuidar da saúde para ter uma vida saudável

Palestra sobre Beleza e Saúde/ Índice RCQ - Saúde Ocupacional
(aeróbica e entrega de lembrancinhas)

10 e e 11 de março:
Palestra-relâmpago itinerante - Beleza e Saúde
Responsável: Saúde Ocupacional

Dia 12 de março:

  • Subtema 4: Iniciativa Educativa – Capacitar-se! Construir conceitos de gênero

Oficinas: Construindo conceitos de gênero
Público: Empregadas e empregados Chesf e das empresas terceirizadas
Local: SPTO (manhã e tarde)
Responsáveis: Gabinete APA / GT de Gênero
Facilitadoras: Rosângela e Fátima APA

_______________________